Mangá x Anime: Os Cavaleiros do Zodíaco (Parte 15) – Saga de Poseidon

“Poseidon, o Imperador do Oceano que governa o Reino do Mar, voltou à vida nos Tempos Modernos assistido por seus subordinados, os Sete Generais Marinas. Sua maligna ambição é assumir o controle da Terra. Desta forma, outra cruel batalha começou. Os Cavaleiros devem derrubar os Pilares que seguram os Sete Mares se quiserem salvar Saori”.

Poseidon

Alô, alô!

Se este é o primeiro post que você está lendo, seja bem vindx ao Kingdom of Zeal, onde há tudo sobre animês, mangás, Pokémon, games, e tudo o mais que eu quiser! Confira no final desta postagem outros links para postagens do blog. Aproveite, e obrigado pela visita!

Dando sequência à mais nova série de postagens do blog, Mangá vs. Anime, onde as grandes diferenças entre obras em suas versões de mangá e anime serão analisadas e expostas, com a análise da obra Saint Seiya ou Cavaleiros do Zodíaco. Para conferir as outras postagens desta série, confira os links ao final da postagem!

Na postagem anterior, analisamos brevemente a Saga de Asgard, um filler criado para dar tempo ao desenvolvimento da Saga de Poseidon; além disso, falamos da História Solo de Hyoga “Natássia do País do Gelo” exclusiva do mangá. Agora chegamos à Saga de Poseidon.

No mangá, como vimos, a Saga do Santuário havia se encerrado com a derrota de Saga. A transição para a Saga de Poseidon é direta no mangá, como poderemos ver a seguir. No anime, após a derrota do poder maléfico do Anel de Nibelungo que controlava Hilda, Saori é engolida por uma onda gigantesca e raptada por Poseidon.

Vamos lá!

  • Saori e Julian Solo

Há uma diferença no início desta Saga entre o Mangá e o Anime.

No anime, vemos Seiya e Shun sendo ajudados por Hilda e Freya na busca pela Entrada ao Templo de Poseidon. Eles acreditam que a entrada se encontra ali mesmo em Asgard. Mas todas as buscas restavam frustradas…

No Japão, vemos os outros cavaleiros de bronze e Tatsumi preocupados pela falta de notícias de Saori e com as grandes catástrofes naturais aquáticas ocorrendo por todo o mundo, com uma chuva torrencial a castigar o planeta.

03

Saori desperta em uma cama e encontra um jovem que a cumprimenta – ela o reconhece imediatamente: Julian Solo, herdeiro de uma família riquíssima que realiza comércio marítimo. Ela se lembra do momento em que o conhecera: o rapaz fizera uma grande festa para celebrar seus 16 anos de idade, e ela fora convidada. O mangá começa a Saga a partir deste ponto: a festa de aniversário de Julian Solo. Nas duas mídias, a festa é idêntica – até os diálogos.

Ela estava na festa acompanhada de Tatsumi. Saori explica que Julian Solo é o único herdeiro de uma das mais famílias mais importantes e ricas do mundo. Ela estava ali, pois seu avô, Mitsumasa Kido, e o pai e Julian eram amigos. O aniversariante aparece e convida a garota para eles terem uma conversa a sós, irritando Tatsumi. Ele lhe conta em um monólogo entediante a história de sua família e sobre seu poder sobre os oceanos e mares do mundo. Ele acaba pedindo Saori em casamento – a garota ri achando ser uma piada e recusa de forma educada o pedido. Ela se retira, dizendo que voltaria ao Japão na manhã seguinte.

Agora, faremos uma pausa na análise do Anime, para falarmos apenas do mangá!

Julian vê uma luz brilhando na ponta do Cabo Sunion localizado ali perto.

Manga 06

Enquanto isso, alguém sequestra Saori que dormia em um quarto da mansão de Julian, tentando fugir com ela pela praia – mas Aiolia de Leão aparece e vence o homem com apenas um golpe. Tatsumi chega ao local, e os dois concluem que aquele guerreiro bem fraco era com certeza apenas um capanga.

Vemos uma cena do mangá que só será mostrada futuramente no anime: Julian chega às beiras do Cabo Sunion e encontra um tridente fincado no local. Uma amazona trajando armadura, Thetis de Sereia, aparece e diz que o tridente pertencia ao rapaz – ele é o próprio Poseidon reencarnado! Ela diz que os guerreiros e generais aguardavam ansiosamente pelo despertar do Imperador dos Mares, agarra o jovem e se joga com ele no mar, afundando ambos até os níveis mais profundos do oceano.

Quando Julian desperta, ele se vê fora do mar e percebe que as águas estavam acima como céu daquele local: eles realmente estavam no fundo do mar. Thetis lhe mostra seu gigantesco templo, fazendo Julian ficar extremamente surpreso.

No mangá, por todo o mundo, maremotos, tsunamis, terremotos e cataclismos aquáticos destroem cidades e fazem milhares de vítimas.  Saori e Tatsumi estão na Mansão Kido em Tóquio, observando a chuva torrencial e tentando entender o que se passa; nesse momento, Thetis de Sereia aparece no local dizendo que tudo aquilo era obra de Poseidon.

Vários soldados como aquele que tentou sequestrar a Deusa duas semanas antes aparecem e tentam levar Saori à força – mas alguém os golpeia violentamente, vencendo-os: era Seiya. Thetis fica surpresa, pois acreditava que todos os cavaleiros de bronze haviam morrido na Batalha das Doze Casas – ela acaba fugindo. Seiya desmaia.

Na clínica da Fundação Graad, vemos que os quatro cavaleiros de bronze estão internados na U.T.I. em estado grave (Ikki foi destruído pela Explosão Galáctica de Saga na Sala do Mestre, lembram-se?). O médico explica que ficou surpreso: havia se distraído por um momento, e Seiya saíra de seu coma, pulando a janela e indo à Mansão que fica ao lado. Ele diz que já fazia um mês que os combates na Grécia terminaram, mas todos os quatro se mantinham em coma – cada um deles oscila entre a vida e a morte.

No templo submarino, o General Dragão Marinho dá uma bronca em Thetis por não ter levado Atena até lá. Ela lhe diz que a Batalha genocida no Santuário fortalecera a união dos cavaleiros sobreviventes. O General Sorento aparece e diz que partirá em missão.

Na clínica, Aldebaran de Touro aparece no intuito de proteger Saori, já que ela está ali preocupada com os quatro cavaleiros de bronze. Ele diz que o perigo é certo e que ela pode confiar nele.

Manga 30

  • Sorento de Sirene

À noite, Sorento de Sirene aparece no local tocando sua flauta. Sorento alerta que sua melodia leva a morte aos ouvintes e golpeia violentamente Aldebaran, acreditando ter arrancado sua cabeça.

Ele vai à U.T.I. e tenta desligar os aparelhos que mantêm os cavaleiros de bronze vivos. Aldebaran aparece no local e revela que havia encolhido sua cabeça – era apenas o capacete dourado que estava nas mãos de Sorento. O general debocha do cavaleiro de ouro, falando que a esquiva não havia sido gloriosa; mas o Touro logo o ataca com seu Grande Chifre.

Sorento aparece tocando sua flauta – intacto. Ele diz que o poder da melodia havia reduzido a força de Aldebaran a um centésimo do total. Ele usa sua Sinfonia Final da Morte, e o Touro percebe que nem tampar os ouvidos o ajuda, decidindo furar seus tímpanos.

 

Mesmo assim, ele continua ouvindo a música, pois a melodia atinge diretamente o cérebro. Aldebaran diz que deve proteger os quatro cavaleiros, pois eles serão os sucessores dos cavaleiros de ouro. Sorento usa o Clímax Final da Morte, atacando violentamente o cavaleiro de Touro. Ele percebe que apenas a armadura dourada restara – mas não consegue se mover por causa do cosmo de Aldebaran.

Na cena seguinte, Julian Solo enfim veste sua armadura de Poseidon, enquanto todos seus súditos ajoelham perante si, jurando-lhe fidelidade. Thetis lhe informa que em 30 dias a Terra será totalmente coberta pelas águas, aniquilando a humanidade.

Sorento aparece no local, agindo com grande tensão, com o capacete de Touro – mas todos percebem que Atena o acompanhava. Ele diz que os cavaleiros do zodíaco provavelmente não os incomodariam mais, mas ele não poderia falar o mesmo dela: ela havia lhe pedido, após sua batalha contra Aldebaran, para que ele a levasse até aquele Templo, e ele não conseguiu recusar: sentiu um imenso medo dela. Lembrem-se que no anime ela é sequestrada após o fim da batalha de Asgard.

Manga 42Manga 43

No anime, Aldebaran é derrotado na verdade por Bado e Shido como vocês puderam ver na postagem anterior! E Sorento enfrenta Siegfried de Duhbe, Guerreiro Deus de Asgard que se lança aos céus para vencê-lo, mesmo sacrificando sua vida.

  • O Plano de Poseidon

Finalmente de volta ao Anime, Saori entende que Julian é Poseidon. No mangá, os dois ficam surpresos ao verem que ambos são deuses, e Poseidon ordena que todos saiam do local, deixando-o a sós com Saori.

No anime, Saori pergunta a Julian por que ele não a matava imediatamente, e ele lhe responde que acha a morte uma grande violência, e que vencer Atena era uma tarefa difícil até mesmo para ele – por isso, ele manipulara Hilda na esperança de enfraquecer o cosmo da deusa, mas tudo fora em vão, pois ela se mantinha poderosa como antes.

A partir daqui o mesmo se passa nas duas mídias.

Poseidon informa Atena que manterá as chuvas por mais 30 dias (150 dias no anime) até a humanidade ser extinta com seus maremotos e terremotos. Ele diz que fará como ele mesmo fez na Antiguidade com Noé – mas, desta vez, não salvaria ninguém, pois os seres humanos estavam corruptos, indignos da gentileza que ele estendera a Noé. Saori fica horrorizada. Poseidon diz que Atena desde a Antiguidade havia interrompido os planos da Dinastia Poseidon e que seria diferente nesta ocasião.

15

No anime, ele diz que sequestrara Saori para poupar sua vida, já que o humano Julian havia se apaixonado por ela. Nas duas mídias, ele insiste na ideia de se casar com ela para que os dois governem o mundo juntos, apenas para ouvir uma nova recusa da deusa, chamando-o de perverso de assassino. Saori jura que não deixará seus planos concretizarem. Irritado, Poseidon a declara sua inimiga, mas lhe dá uma chance para salvar a humanidade: Saori teria que se sacrificar, recebendo uma parte de toda a chuva que cai sobre a Terra.

  • Os Pilares do Templo Submarino

14

Poseidon mostra à Deusa os Sete Pilares que sustentam o céu do Templo Submarino, cada um representando os Sete Mares: Oceanos Pacífico Sul e Norte, Oceanos Atlântico Norte e Sul, Oceanos Ártico, Antártico e Índico. Ele diz que cada pilar é guardado por um de seus Generais Marinas, julgando-os mais fortes que os cavaleiros dourados; e lhe apresenta o último pilar: a Lâmina Vencedora – a coluna principal e fonte de vida de seu reino.

Ele revela uma porta neste pilar e prende Saori lá dentro, em uma espécie de câmara. O local começa a se encher de água. Ele explica que, antigamente, para consolidar edificações, prendiam-se pessoas dentro delas, dizendo que Saori se tornaria parte do Templo Submarino. Saori será envolvida pela água que estava destinada a cair na Terra: a coluna será completamente preenchida!

  • A Entrada do Templo Submarino

04-1

Aqui o anime e o mangá se distanciam muito!

No anime, Hilda e Freya em Asgard acham escrituras antigas que informam o local de entrada para o Templo Submarino: um lago escuro com um grande redemoinho ao fundo. Hilda se compromete a alertar aos outros cavaleiros de bronze o lugar, enquanto Shun e Seiya pulam nas águas e são tragados diretamente para fundo. Ao acordarem, estão no fundo do mar, vendo as águas acima deles como um céu.

O mangá já não é assim. O Mestre Ancião nos Cinco Picos percebe que o volume da chuva que caía havia diminuído. Thetis aparece saltando da água, questionando por que, em 200 anos, o cavaleiro de ouro nunca saíra daquele lugar. Ela trouxe uma mensagem de Poseidon para o sucessor do Grande Mestre: Atena havia ido sozinha ao Templo Submarino, aceitando se sacrificar para retardar os alagamentos – quando o Pilar Principal se enchesse por completo de água, ela morreria. Ela declara guerra, dizendo que, se os cavaleiros de ouro quiserem ir ao Templo Submarino, as portas estariam abertas.

Manga 50

No entanto, eles são interrompidos por pessoas dizendo que não seria necessário incomodar os cavaleiros de ouro: Seiya, Shun, Shiryu e Hyoga. Seiya declara que eles irão até lá. Enquanto ela debocha, se joga ao fundo da cachoeira de Rozan e desaparece nas águas como uma sereia de verdade.

Manga 51

Os cavaleiros de bronze explicam ao Mestre Ancião que saíram do coma quando sentiram o cosmo de Saori se intensificar. Shiryu diz que eles enfrentarão o exército marina, mesmo sem suas armaduras que foram reduzidas a pó na Batalha das Doze Casas. Kiki aparece no lugar com as quatro urnas das armaduras de bronze para a surpresa de todos.

Manga 52Manga 53

Ele diz que Mu as havia consertado e que ele chegava de Jamiel. Os Cavaleiros de Bronze vestem suas novas armaduras totalmente restauradas. Kiki lhes conta que foram os cavaleiros de ouro que deram seu sangue para ressuscitá-las.

Manga 54

Lembrem-se que, na Saga de Asgard do anime, ficamos sabendo que os cavaleiros de ouro deram seu sangue pelas armaduras de bronze. Mas há diferenças entre o mangá e o anime dos doadores. Veja o quadro abaixo:

Anime Mangá
Mu dá seu sangue para a Armadura de Dragão. O Mestre Ancião dá seu sangue para a Armadura de Dragão, reconhecendo os Cavaleiros de Bronze como sucessores.
 

Aldebaran dá seu sangue para a Armadura de Andrômeda.

Shaka dá seu sangue para a Armadura de Andrômeda, em homenagem a Ikki que estava morto, acreditando que ele voltará das cinzas como a Fênix.
 

Aiolia dá seu sangue para a de Pégaso.

Aiolia dá seu sangue para a de Pégaso, gratificando os quatro por não haver mais dúvidas sobre a lealdade de Aiolos.
 Shaka dá seu sangue para a de Fênix. A de Fênix havia sido restaurada sozinha sob nova aparência antes de Ikki enfrentar Saga na Batalha das Doze Casas. Mas Ikki foi aniquilado pela Explosão Galáctica.
 Milo dá seu sangue para a de Cisne. Milo dá seu sangue para a de Cisne, em homenagem a Camus, jurando proteger seu discípulo.

Manga 56

Eles ficam emocionados pelo reconhecimento dos Cavaleiros de Ouro. Em seguida, sentem o cosmo de Atena, e o Mestre Ancião lhes explica sobre o Pilar Principal. Eles precisam se apressar! Kiki segue o “odor” de Thetis e guia os cavaleiros de bronze ao fundo das águas da cachoeira.

Terminamos a primeira parte da Saga de Poseidon, dando as bases para os combates que ainda ocorrerão! Não percam a próxima postagem que falará das primeiras lutas contra os Generais Marinas!

Não se esqueçam de compartilhar, curtir e comentar sua opinião! Além disso, adicione esta página a seus favoritos para se manter sempre atento ao conteúdo!

Valeu, falous!

Fontes:

As imagens aqui utilizadas não são de propriedade da The Kingdom of Zeal Blog. São usadas meramente com teor ilustrativo.

Conheça o melhor de KINGDOM OF ZEAL:

  • Mangá vs Anime

Cavaleiros do Zodíaco:
Partes um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze, doze, treze, catorze.

  • E se…?

E se as Cartas Clow fossem Pokémon?

“E se os Personagens de Avatar: a Lenda de Aang fossem Treinadores Pokémon?” – Sokka, Katara e Aang (Parte 1)

“E se os Personagens de Avatar: a Lenda de Aang fossem Treinadores Pokémon?” – General Iroh e Toph (Parte 2)

“E se os Personagens de Avatar: a Lenda de Aang fossem Treinadores Pokémon?” – Zuko, Azula e Senhor do Fogo Ozai (Parte 3)

“E se os Personagens de Chrono Trigger fossem treinadores Pokémon?”

  • Especiais

Pokécember 2016

  • Listas

15 melhores aberturas de Animes

15 melhores encerramentos de Animes

5 Personagens mais Megalomaníacos de Animes 

Listas: as 5 Melhores Lutas de FullMetal Alchemist – Brotherhood

5 Melhores Lutas de Avatar: A Lenda de Aang

10 Melhores Personagens Femininas nos Animes

  • Nomes Japoneses dos Pokémon

Geração 1: Partes um, dois, três, quatro, cinco e seis.

Geração 2: Partes um, doistrêsquatro e cinco.

Geração 3: Partes um, dois, três, quatro, quinta e seis.